O portal de notícias dos goianos!

Veja o que as principais cidades de Goiás definiram sobre o ponto facultativo no carnaval

12.02.2018 – Carnaval de Rua – SGT Pimenta – Centro – Rio de Janeiro.

Cidades goianas avaliam nesta semana se decretam aos servidores ponto facultativo no carnaval para evitar a disseminação do coronavírus. A avaliação ocorre após o governo de Goiás cancelar o feriado para os funcionários estaduais e recomendar aos prefeitos que fizessem o mesmo. Os maiores municípios já se decidiram (veja ao fim do texto).

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a decisão em 29 de janeiro durante uma live transmitida na internet. O objetivo é evitar que as pessoas se aglomerem, aumentando o número de casos de Covid-19. Para o político, qualquer feriado alongado provoca, indiscutivelmente, o aumento da contaminação e sobrecarrega os hospitais.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) seguiu o decreto do governo e suspendeu o ponto facultativo no carnaval. Com essa decisão, todos os servidores municipais trabalharão normalmente na segunda e terça-feira de carnaval, que cairá nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, a administração também cancelou o ponto facultativo. No ano passado, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) já tinha suspendido a possibilidade de pontos facultativos ‘após o rigoroso isolamento social entre março e abril”, segundo nota da prefeitura.

Em Três Ranchos, por exemplo, a prefeitura decretou ponto facultativo aos servidores do município. Segundo o secretário de Turismo, Aguinaldo Miguel, os casos de coronavírus estão controlados devido ao “intenso trabalho durante a pandemia”. A festa, porém, foi cancelada, e a prefeitura colocou barreiras nos pontos turísticos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) registrou 7.536 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. O total de pessoas contaminadas chegou a 354.395, de acordo com o boletim divulgado na terça-feira (2), quando a taxa de ocupação das UTIs estaduais chegou a 90%.

Veja lista:
Cidades que suspenderam o ponto facultativo:
Goiânia
Pirenópolis
Cidade de Goiás
Goianésia
Caiapônia
Catalão
Aparecida de Goiânia
Cidades que decretaram o ponto facultativo:
Rio Verde
Três Ranchos
Cidades que aguardam reunião para decidir:
Caldas Novas
São Simão
Jataí
Itumbiara
Luziânia
Anápolis