Uma técnica de enfermagem que aplicou uma seringa sem a vacina contra Covid-19 em um idoso em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, foi indiciada por peculato e crime sanitário, informou a Polícia Civil fluminense.
O momento em que a vacina deveria ter sido aplicado foi registrado por parentes do idoso que perceberam a falsa aplicação.
A técnica de enfermagem, a coordenadora de vacinação em Niterói e o responsável pelo idoso foram ouvidos pela polícia.
“Ela prestou depoimento na delegacia e foi indiciada pela Polícia Civil por peculato e infração de medida sanitária preventiva”, informou a Polícia Civil fluminense em resposta a questionamento enviado pela Reuters.
A técnica de enfermagem, que segundo a polícia alegou cansaço para justificar o erro, já havia sido afastada das suas funções e a prefeitura de Niterói providenciou a vacinação correta do idoso. Os idosos são o principal grupo de risco para a Covid-19, doença que já matou mais de 242 mil pessoas no Brasil.
Outros casos de falsa aplicação da vacina também são investigados na cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis, na região serrana do Estado
“Nesta semana os envolvidos devem prestar depoimento. Se as investigações confirmarem que houve desvio de dose ou qualquer outra irregularidade, o profissional de saúde poderá ser autuado pelo crime de peculato”, disse a polícia.
O Conselho Regional de Enfermagem também investiga casos de falsa aplicação de vacina contra Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro.