O portal de notícias dos goianos!

Prefeito de Aparecida admite adotar escalonamento do comércio outra vez

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) disse que existe a possibilidade de Aparecida de Goiânia adotar o modelo israelense de isolamento social intermitente (escalonamento de atividades) e que foi bem sucedido no ano passado. “Avalio que tivemos maior adesão das pessoas que diante das atuais medidas.”

Ele, então, resume o funcionamento do escalonamento que a cidade já utilizou: “Tem quatro fases (verde, amarelo, laranja e vermelho) e cada etapa tem um conjunto de restrições para reduzir o contágio. De acordo com a Matriz de Risco, hoje, estaríamos no cenário laranja em que cada Macrozona fecha duas vezes por semana e a cidade inteira sábado, a partir das 13h, e domingo o dia todo.”

Segundo Gustavo, o “momento é grave e precisamos continuar buscando formas de controlar o contágio até a imunização de toda a população. Quem vai decidir sobre o escalonamento regional é o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida”.

Por fim, ele reforça que tem conversado com todos os segmentos. Ele esclarece que o Comitê reúne todos representantes da sociedade (Ministério Público, OAB, Defensoria e a Prefeitura e a Câmara). Além disso, revela que desde quinta tem realizado videoconferências diversas.

“Hoje mesmo falei com mais de 700 comerciantes. Precisamos da união de todos para superar esse momento difícil”, conclui.