Número registrado em março é maior que a soma de todos óbitos entre abril e fevereiro de quem também tentava se internar em leito para casos mais graves de Covid-19
O mês de março foi de longe o mais letal de todos durante toda a pandemia. Os números mostram que março é o mês com mais mortes na pandemia em Goiás. Foram duas mil e seiscentas vidas perdidas para o coronavírus até o dia 31 de março; antes disso o mês mais letal foi agosto do ano passado, quando mil e oitocentas pessoas morreram de covid.
O site da secretaria estadual de saúde de Goiás mostra hoje (05) lotação de 94% nos leitos de UTI para covid-19, e 74% de ocupação na enfermaria. Lotação que se viu durante todo o mês passado. Em março, 452 pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus morreram enquanto aguardavam por um leito de UTI, em Goiás. Foram mais óbitos na fila em um mês, do que durante todos os 11 meses anteriores, em abril de 2020 e fevereiro de 2021 morreram 327 esperando por uma vaga.
Para abril as notícias não são melhores. O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME, na sigla em inglês), da Universidade de Washington, projeta que o Brasil registrará 95.794 mil mortes por covid-19 no mês de abril. Em Goiás a projeção também não é animadora, Haikal Helou, o presidente a Ahpaceh, Associação Dos Hospitais Privados De Alta Complexidade Do Estado De Goiás, falou em entrevista que sem a conscientização da população e medidas mais rígidas de isolamento o mês de abril pode repetir o terror de março.