Religioso anunciou que vai morar na diocese de Aparecida de Goiânia ‘para ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito’. Dom Washington Cruz exerceu a função de arcebispo da capital por 19 anos.
O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, disse nesta segunda-feira (24) que vai renunciar ao cargo e se aposentar. O religioso completa 75 anos na terça-feira (25), idade em que bispos e arcebispos são aposentados de forma compulsória pelo Vaticano.
Após a aposentadoria, Dom Washington disse que vai morar na diocese de Aparecida de Goiânia, cidade vizinha à capital, “para ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito”.
Agora, líderes do Vaticano vão escolher outro nome para substituir Dom Washington Cruz e submeter à apreciação do Papa Francisco. Ele exerceu a função de arcebispo da capital por 19 anos, desde maio de 2002.
Vida na igreja
Dom Washington Cruz nasceu em Itabuna, na Bahia, e entrou para o seminário aos 13 anos, segundo sua biografia no site da Arquidiocese de Goiânia. Estudou filosofia em Roma, na Itália, por oito anos.
Voltou ao Brasil para ser ordenado sacerdote em 1971, na Bahia. Passou por várias áreas da igreja no Brasil. Desembarcou em Goiás para ser bispo da Arquidiocese de São Luís de Montes Belos, em 1987.
Depois, em 8 de maio de 2002, foi nomeado arcebispo de Goiânia. Ele ficou no cargo por 19 anos.