O portal de notícias dos goianos!

Moradores de Goiás com mais de 18 anos devem ser vacinados contra Covid-19 até setembro, diz Caiado

Chefe do governo reiterou esta expectativa em razão da chegada de novos lotes ao estado nos próximos dias, incluindo a vacina da marca Janssen. No entanto, o governo não divulgou calendário de vacinação.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou que toda a população goiana com 18 anos deve estar vacinada contra a Covid-19 em setembro. Em uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (14), o chefe do governo reiterou esta expectativa em razão da chegada de novos lotes ao estado nos próximos dias, incluindo a vacina da marca Janssen.

“Acreditamos que vamos rapidamente avançar na faixa etária e poderemos chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com toda faixa acima de 18 anos 100% vacinada”, garantiu o governador.

No entanto, o governo não divulgou calendário de vacinação. Caiado disse que recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para informar a chegada do carregamento de vacinas da Janssen no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

“Ainda no decorrer da tarde [14], ele passará um cronograma novo, com números de doses que nós receberíamos. Não só do imunizante da Janssen, como também de outras fabricantes”, destacou.

A maioria das cidades goianas vacina moradores na faixa etária dos 50 anos, como Aparecida de Goiânia. A capital do estado está imunizando pessoas com mais de 52 anos.

Há municípios menos populosos, porém, que já iniciou a aplicação de vacinas em moradores de 28 anos, no caso de São João da Paraúna, na semana passada.

Vacina da Janssen

Em reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde e representantes das cidades goianas ficou decido que a doses da Janssen devem distribuídas para cidades com mais de 50 mil habitantes. De acordo com o IBGE, o estado tem 23 municípios com essa quantidade de moradores.

O estado estima receber o primeiro lote da marca com 93.800 doses nos próximos dias. A vacina é aplicada em dose única e pode ser armazenada em geladeira comum, segundo o laboratório.

Esta logística de distribuição foi definida desta forma porque a validade da vacina vai até 27 de junho. No encontro, os gestores acordaram que não há indicação para uso em grávidas.

Coronavírus

Goiás registrou 638.331 pessoas contaminadas e 17.953 mortes por coronavírus desde o início da pandemia, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O estado já recebeu 3.276.290 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.358.880 da CoronaVac, 1.720.850 da AstraZeneca e 196.560 da Pfizer.

Levantamento realizado pela SES registrou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.744.767 doses. Do total, 672.715 pessoas já receberam o reforço.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a diferença entre o total recebido e o total aplicado pode ser devido ao atraso na atualização dos dados pelos municípios nos sistemas oficiais de registro.