Serviço é personalizado com agendamento. Objeto deve ser colocado em frente à residência no início da manhã
Sabe aquele armário, colchão, eletrodoméstico que não serve mais em casa? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano tem um serviço próprio para recolher esses tipos de objetos para serem descartados de forma correta, reduzindo a poluição nas vias públicas, nascentes ou na beira de córregos. Ficou interessado? Ligue para o 156 ou 3902-2230.
Ao ligar para os telefones acima, você vai poder agendar data e período do dia para que a equipe do Coleta Legal – sempre entre às segundas-feiras e sextas-feiras – vá até sua residência e recolha o lixo de forma correta. Os objetos a serem descartados devem ser colocados na porta de casa, na véspera ou no início da manhã, para que a equipe faça o recolhimento. Criado em 2019, foram geradas quase 2 mil ordens de serviços. “Uma ordem de serviço pode gerar o recolhimento de mais de um objeto. Já batemos a casa de mais de 2 mil objetos retirados. Além disso, recolhemos os que são encontrados avulsos pela cidade”, diz o diretor de limpeza urbana, Yan Castro.
O secretário de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Mauro Douglas Ribeiro, explica que essa é mais uma das ações da pasta que, assim como o Programa Coleta Seletiva, conta com a participação da população a trabalhar por um meio ambiente sustentável. “O Coleta Legal é algo personalizado, que vamos até a casa da pessoa para buscarmos um objeto que, muitas vezes, a pessoa não sabe como descartar corretamente. O Coleta Seletiva também envolve a população no serviço que prestamos”, explica o secretário.