Efeitos foram sentidos em Rio Verde, que registrou mínima de 9ºC, e em Jataí, que fez 10ºC ao amanhecer. Previsão é que mínimas permaneçam mais baixas até quarta-feira.
Uma nova massa de ar frio, de origem polar vinda do sul do país, derrubou as temperaturas e provocou geadas em algumas cidades de Goiás nesta segunda-feira (19). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os efeitos foram sentidos em cidades como Rio Verde, que registrou mínima de 9ºC, e em Jataí, que fez 10ºC ao amanhecer.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que o frio, acompanhado da geada, deve permanecer, principalmente, nas cidades que compõe a região sudoeste do estado. Já na capital, a previsão é que as mínimas permaneçam entre 12ºC e 14ºC.
“Vamos sentir esse declínio nas temperaturas na parte centro-sul do estado, principalmente, no sudoeste goiano, onde as temperaturas mínimas estarão bem mais baixas. E, ao longo da semana, esse frio se espalha para toda a região central do estado”, afirmou.
A previsão, segundo o órgão, é que o frio permaneça até a próxima quarta-feira (21), quando a massa de ar polar vai perdendo a intensidade e fazendo com que as manhãs permaneçam com temperaturas mais amenas e esquente ao longo do dia.
“Na quarta-feira, ainda teremos temperaturas mais amenas. Já na quinta e sexta-feira, as máximas irão ficar mais elevadas”, afirmou.
De acordo com o gerente, a nebulosidade também diminui e os índices de umidade podem ficar abaixo de 30% ao longo do dia. Com isso, não há previsão de chuva e nem expectativa de melhora expressiva na umidade relativa do ar nos próximos dias.
“O ar que é projetado é frio e seco e, quando esse sistema acaba de atuar, a umidade relativa do ar volta a cair novamente. Nós teremos um ar frio e seco”, disse.