Instituto Nacional de Meteorologia indica que em Jataí o nível chegou a 15%. Registros no estado já apontaram índices menores de 12% neste semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de “perigo” após queda na umidade do ar em Goiás. Em Jataí, no sudoeste goiano, o nível chegou a 15%. O alerta é registrado após previsões entre 12% e 20%.
Segundo a chefe regional do Inmet, Elizabete Alves, nesta quinta-feira (19), a média se manteve em 15%, e a capital Goiânia chegou a 19%. Já na última quarta-feira (18), uma parte das regiões sudoeste e oeste, apontou alerta vermelho de perigo, por registros abaixo de 12%.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, nos próximos dias a previsão é que a umidade caia ainda mais.
“Para o final de semana, vamos ter temperaturas elevadas e umidades relativas muito baixas, com possibilidade de chegarmos a 12%”, alerta André.
Já sobre a temperatura, Elizabete explica que a máxima até às 15h desta quinta-feira foi em Aragarças, que registrou 35,6°C. Os termômetros na capital chegaram a 32,7ºC.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o índice recomendado para os seres humanos é entre 60% e 80%. Com o tempo seco e a queda dos níveis de umidade, é aconselhável que a população siga as recomendações básicas para evitar a desidratação e possíveis doenças respiratórias. Sendo algumas delas:
- Ingerir bastante líquido durante todo dia;
- Acrescentar ao ambiente um umidificador ou uma bacia ou balde com água;
- Lavar bem o nariz para evitar o ressecamento das vias aéreas;
- Para quem tem irritação nos horários, é aconselhável a utilização de colírios para hidratação.