O portal de notícias dos goianos!

Novos gestores tomam posse em Anápolis

Cerimônia realizada ontem a noite no Teatro São Francisco marcou a posse de 108 novos gestores que irão dirigir as escolas da Rede Municipal de Ensino de Anápolis para atuar no biênio 2022/2023. 

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, empossou nesta terça-feira (11) os 108 novos gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino e das unidades conveniadas.

Compuseram a mesa dos trabalhos o prefeito Roberto Naves, a primeira-dama Vivian Naves, a secretária municipal de Educação, Eerizanea Freitas, o líder do prefeito na Câmara, vereador Jackson Charles, o representante do Conselho Municipal de Educação, professor Valto Lima, os diretores da secretaria de Educação, Fernanda Lima, Juliana Paula Silva e Geraldo Lino. Estiveram presentes também vários parlamentares e secretários municipais.

Os novos gestores foram eleitos em novembro de 2021. O processo de escolha ocorreu nas unidades de ensino com exceção das unidades conveniadas com o munícipio que tiveram a indicação dos profissionais pelas mantenedoras. Para orientar, acompanhar e fiscalizar todo o processo, a Secretaria Municipal de Educação instituiu uma comissão eleitoral com representantes da pasta, da Associação de Gestores e Amigos da Educação Municipal de Anápolis (Agaema), do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino do Setor Privado e do Setor Público de Anápolis e Região (Sintea), além do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Educação (Sinpma) e do Conselho Municipal de Educação.

Nas escolas e CEMEIs em que não houve candidatos, a escolha aconteceu por indicação do chefe do Executivo.

Para concorrerem ao cargo de diretor, os candidatos participaram de um curso de formação para gestores com o tema: “Desafios e Responsabilidade da Organização e Gestão Escolar no Contexto da Pandemia”. 

Os novos diretores vão atuar à frente das unidades no biênio 2022/2023. Cabe a eles orientar, acompanhar e supervisionar o desempenho dos professores, coordenadores, servidores administrativos e estudantes.

Pronunciamentos

Coube à professora Débora Anesi, gestora da Escola Municipal José Cupertino de Paula, falar em nome dos empossados. Débora ressaltou a responsabilidade, seriedade e dedicação com que os novos gestores deverão ter no exercício do cargo, além da capacidade de lidar com os novos desafios surgidos em razão da pandemia do coronavírus, que afetou a rotina do trabalho escolar.

Chamou a atenção o pronunciamento do vereador Professor Marcos Carvalho (PT), que elogiou a contribuição de Roberto Naves para a educação no município. “Apesar de, politicamente, estarmos em lados diferentes, tenho que ressaltar a contribuição do prefeito Roberto Naves para a educação em Anápolis e agradecer, por exemplo, as melhorias estruturais que o prefeito tem promovido nas escolas”, disse Carvalho.

A secretária de Educação Eerizanea Freitas ressaltou que a união entre o Executivo, o Legislativo e o Conselho Municipal de Educação têm contribuído para o desenvolvimento, as melhorias e o fortalecimento da rede municipal de ensino no município. Aos gestores, ela disse que “uma gestão de excelência contribui para o combate aos desafios e é assim que eles atuam para ajudar a construir cidadãos críticos e participativos”

Em seu pronunciamento, o prefeito Roberto Naves anunciou que irá enviar para a Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a vinculação da gratificação à coordenadores das unidades escolares ao aumento da data base dos professores, uma reivindicação que é feita pela classe há muito tempo.

Roberto Naves ressaltou ainda que chamou todos os professores aprovados no último concurso e ainda outros cinquenta do cadastro de reserva e observou que, se necessário, outros serão convocados.

“Em Anápolis quem faz educação, e vai continuar fazendo são vocês, são vocês. Eu estou muito feliz em estar aqui; eu me enxergo em vocês como o gestor de escola que já fui e posso afirmar, sem medo de errar, que é mais difícil ser diretor de escola do que ser prefeito. Por isso externo meu respeito e reconhecimento, sempre, por cada um de vocês”, disse Naves aos professores.