O portal de notícias dos goianos!

Após encontro com Zelensky, secretário dos EUA diz que quer ver Rússia enfraquecida

Após visitar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, no domingo (24), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou que quer ver a Rússia enfraquecida.

“Queremos ver a Rússia enfraquecida a ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia”, disse Austin.

O encontro também contou com a presença do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Essa foi a primeira vez que membros do governo estadunidense estiveram na Ucrânia desde o começo da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Blinken, Austin e Zelensky entendem que a Ucrânia tem condições de vencer a guerra se o país estiver com os armamentos certos. O tópico foi o principal assunto da reunião.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.