DM Anápolis – As definições do bairrismo de Anápolis foram atualizadas (ou desatualizadas). Um grupo de políticos da cidade desconsiderou uma velha marca dos homens públicos anapolinos e fez o que parecia ser pouco provável: tirou de Anápolis para beneficiar outro município.
Os deputados estaduais Amilton Filho (MDB) e Coronel Adailton (PRTB), ao lado do presidente do MDB de Anápolis, Márcio Corrêa, participaram de solenidade em Campo Limpo de Goiás para assinatura de convênio que irá garantir recursos para pavimentação asfáltica de um bairro daquela cidade.
O evento aconteceu na manhã desta última terça-feira (19). O responsável por conseguir o dinheiro foi o senador Vanderlan Cardoso (PSD), via Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
As fotos divulgadas nas redes sociais mostram os políticos anapolinos sorridentes ao lado da prefeita Graciele. Todos discursaram, vibraram com Vanderlan Cardoso, mas nenhum deles comentou que a verba que foi para Campo Limpo na verdade havia sido prometida para Anápolis.
O dinheiro até já tinha sido anunciado em Anápolis: o uso seria para pavimentação asfáltica do Jardim Luzitano, um setor que tem 48 anos de existência, mas que só recentemente começou a receber benfeitorias públicas.
Após a Prefeitura de Anápolis abrir as ruas, houve um esforço conjunto do Executivo e Câmara para que a Enel colocasse energia elétrica no Luzitano. O próximo passo seria o asfalto, cuja verba foi prometida por Vanderlan, uma boa notícia comemorada pela cidade, mas que agora se tornou algo frustrante, com o dinheiro indo para Campo Limpo.
A manobra, claro, fez os bastidores políticos fervilharem. Amilton Filho, Coronel Adailton e Márcio Corrêa estão sendo pressionados a se explicarem o porquê de avalizarem a retirada de uma verba que era de Anápolis. Os três serão candidatos e são opositores ao grupo que administra a cidade nesse momento – por isso entendem que boicotar um benefício para a população é gerar desgaste para os adversários.
O assunto, claro, repercutiu na Câmara Municipal. Vários vereadores se manifestaram durante a sessão ordinária de quarta-feira (20). O presidente Leandro Ribeiro (PP) fez uma fala dura. Ele afirmou seu respeito a Campo Limpo, mas deixou claro que se a verba destinada à cidade vizinha era, inicialmente, de Anápolis, o senador Vanderlan merecia críticas contundentes dos políticos locais e até mesmo uma Moção de Repúdio.
“Nada contra Campo Limpo. Aquele município merece recursos de emenda, é bem administrado. Merece o mesmo respeito que todos os demais municípios. O que questionamos é a retirada da emenda, após ser compromissada com Anápolis, e principalmente sob o argumento de baixa densidade eleitoral”, afirmou Leandro.
A baixa densidade eleitoral citada se deve à informação de que um assessor de Vanderlan Cardoso esteve no Jardim Luzitano, viu a quantidade de casas e avaliou que destinar a verba para a pavimentação do bairro não seria interessante para o senador.
A desconsideração com Anápolis é ainda maior quando se menciona o resultado eleitoral de 2018: Vanderlan foi o primeiro na cidade em número de votos para a disputa ao Senado – 92.133 eleitores anapolinos o escolheram, o que representa 29,1% do total dos votos válidos registrados pelo TSE no município.
Ao comentar o caso, o vereador Jakson Charles (PSB) atribuiu a culpa pelo retrocesso da emenda às pessoas ligadas ao senador Vanderlan, “Eu vi, por exemplo, o vereador Amilton Filho em uma [solenidade], acredito que é a mesma emenda, que foi transferida para Campo Limpo. Temos que colocar isso em voga. Não podemos deixar que questões políticas comprometam a cidade de Anápolis”, afirmou Jakson.
“O senador Vanderlan já tem por si só a inércia. Aí avisam para ele que lá [no Jardim Luzitano] não tem casa. Ele não mora aqui, não é daqui. Então temos que ter compromisso com a cidade de Anápolis, independente do partido A, B, C ou D. Isso é que temos que fazer, ter coragem de dizer a verdade”, continuou Jakson. “Irresponsável Vanderlan. Irresponsáveis os políticos que o apoiaram nessa decisão”, disse ainda o vereador do PSB.
Ao falar sobre o assunto, o vereador Domingos Paula (PV) disse estar decepcionado com o senador Vanderlan. “A gente fica triste com esse tipo de político”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Anápolis, que também relatou que teve uma conversa com Roberto Naves (PP) sobre o Jardim Luzitano. “O prefeito reafirmou o compromisso de asfaltar o bairro, mesmo com recursos próprios”, revelou.