Nas últimas semanas, as redes sociais têm sido bombardeadas por inúmeros casos de políticos que beneficiam municípios que estão fora do seu colégio eleitoral. Os políticos de Anápolis não escapam das estatísticas e são criticados pela população quando desviam suas verbas para outros municípios.
É o caso do deputado estadual Amilton Filho (MDB), que tem se distanciado cada dia mais de Anápolis, destinando boa parte dos seus recursos para outros municípios de Goiás. Analistas políticos avaliam que esta é uma estratégia utilizada pelos políticos em anos eleitorais, para angariar votos fora dos limites de suas cidades. Porém, cada vez mais o eleitor se irrita com essa prática. A ideia de boa parte dos cidadãos é que os recursos enviados deveriam ser proporcionais à quantidade de votos obtidos pelo político na cidade.
No caso do deputado Amilton Filho, se a proporção fosse respeitada, ele teria de destinar 77% das suas emendas para Anápolis. Esta foi a proporção de votos que ele teve na cidade em 2018, quando foi eleito para o cargo. Porém, isto não aconteceu em nenhum dos quatro anos de mandato do deputado. Agora, Amilton terá que explicar ao eleitor anapolino qual a razão de destinar R$ 1 milhão a um município com 2,9 mil habitantes e distante 430 km de Anápolis. O vídeo sobre o assunto foi publicado pelo próprio deputado, onde na legenda ele destaca que “adotou Teresina de Goiás como sua cidade também”.