O portal de notícias dos goianos!

TSE elege Alexandre de Moraes presidente da Corte nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 14, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será eleito para comandar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de agosto deste ano. A eleição para o cargo de presidente da Corte está marcada para iniciar às 19h, quando está agendada a abertura da sessão.

Além da escolha de Moraes, a votação também vai confirmar o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE. A posse da nova gestão será no dia 16 de agosto. Apesar de o usual ser que as escolhas aconteçam apenas um mês antes das posses, o recesso do Judiciário em julho fez com que, dessa vez, o processo precisasse ser antecipado para junho.

Com a oficialização da escolha do novo chefe da Corte, será estabelecido o processo de transição entre a gestão do atual presidente, Edson Fachin, e a nova, de Moraes. O processo será comandado pelo ex-advogado-geral da União do governo Bolsonaro, José Levi, que é o atual chefe de gabinete de Moraes no TSE. A partir de agosto, Levi será o secretário-geral da Corte.