A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (5), um homem suspeito usar notas falsas de 200 reais para comprar um carro, no valor de R$ 10 mil. O crime aconteceu em Mineiros, no Sudoeste de Goiás, mas o mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi cumprido na Unidade Prisional de Itaberaí, porque o suspeito já estava preso por outro delito.
De acordo com os agentes federais, o carro era usado e foi anunciado em uma rede social na internet para venda por R$ 10 mil. O suposto comprador se passou por empresário do ramo do agronegócio e disse que pagaria em dinheiro. O pagamento foi feito para uma idosa, mãe do vendedor, com uso dessas notas falsas de 200 reais.
A PF acredita que esse caso está ligado a um grupo especializado neste tipo de delito, que se inicia a partir da compra de produtos anunciados na internet. Os demais integrantes da quadrilha também são alvos da investigação.
Além da prisão realizada em Itaberaí nesta quarta (5), os agentes federais também cumpriram um mandado de busca e apreensão e outro mandado de prisão preventiva na cidade de Alto Araguaia, no Mato Grosso. As ações visam ao enfrentamento de associações criminosas que negociam, vendem e introduzem moeda falsa em todo o território nacional.
A polícia afirma que, outros crimes de associação criminosa e moeda falsa estão sendo investigados em Goiás e no restante do Brasil.