O portal de notícias dos goianos!

Aneel encaminha fiscais para acompanhar atuação da Enel em Goiás

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviará, ainda nesta segunda-feira (24), dois fiscais para a Agência Goiana de Regulação (AGR) que ficarão responsáveis pelo acompanhamento da situação criada no Estado de Goiás pela distribuidora Enel. A determinação foi anunciada após reunião do governador Ronaldo Caiado com membros da diretoria da Aneel, nesta manhã, em Brasília.

Após solicitação do governador, a reguladora reforçou o empenho no acompanhamento do processo de completa transferência do controle acionário da Enel Goiás para a Equatorial, tendo em vista uma solução definitiva para o caso até 1º de janeiro de 2023.

“Já fomos por demais penalizados, suportando a Enel em Goiás por cinco anos, o que atrasou a vida em nosso Estado, bem como a oferta de empregos e o desenvolvimento de Goiás”, disse Caiado, lembrando do histórico da má prestação de serviços por parte da Enel. O governador mencionou os transtornos enfrentados pela população, tanto da capital quanto do interior, neste domingo (23/10), com forte precipitação registrada.

“Ontem mesmo, a capital e o interior, com a primeira chuva de vento, já sofreram com grande ausência de fornecimento de energia elétrica. Algumas regiões de Goiânia com mais de 10 horas [sem energia]. Isso tudo mostra a incapacidade da Enel de atender a necessidade do povo goiano”, observou Caiado.

A direção da Aneel informou que haverá, ainda nesta segunda, uma reunião entre o relator do processo de transferência, Helvio Guerra, e o presidente da Equatorial. O objetivo, é fazer uma análise para avaliar as condições estabelecidas por eles, para assumir o controle da concessão.

“Vamos apresentar nossa meta de que, ainda no mês de novembro, a gente tenha uma conclusão, para que o colegiado da agência possa aprovar a transferência do controle e as condições que melhorem em relação ao atendimento que é prestado hoje“, afirma Helvio.