Concessionária de energia em Goiás, a Equatorial informou que 73 cidades goianas foram afetadas pelo apagão nesta manhã de terça-feira (15). Além disso, pontuou que a interrupção de energia durou de 8h30 às 9h10.
Esclareceu, ainda, que a interrupção geral do fornecimento de energia, em vários Estados do País, foi provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). Ao todo, 25 Estados e o Distrito Federal foram afetados.
O ERAC, vale citar, “é um mecanismo de proteção da rede elétrica, que atua por meio de desligamento automático quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, restringindo as cargas para evitar um desligamento total da geração e recompor o sistema elétrico com mais agilidade”.
Também nesta tarde, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que o apagão não teve relação com a segurança energética do país e que foi um evento raro. “O que aconteceu hoje é extremamente raro, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um evento nessa magnitude precisa ter dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade.”
Segundo ele, dois eventos causaram a interrupção. “Um dos eventos já apontados pela ONS aconteceu no Norte do Nordeste, no Ceará. O outro evento está sendo investigado. ONS minimizou carga das regiões Sul e Sudeste para não haver interrupção total”, afirmou.
Nota da Equatorial:
“A Equatorial Goiás informa que houve registro, nesta terça-feira (15), de interrupção geral do fornecimento de energia, em vários Estados do País, provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC)*, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em Goiás, o fornecimento foi interrompido a partir das 8h30 e logo que a distribuidora recebeu autorização do ONS, iniciou a recomposição gradativa do sistema elétrico. Às 9h10 da manhã o fornecimento já estava normalizado para todas as 73 cidades afetadas pela interrupção.
A distribuidora orienta que casos pontuais de falta de energia devem ser registrados nos canais oficias da empresa, que atendem por meio da Central de Atendimento no 0800-062-0196, aplicativo Equatorial Goiás, via WhatsApp com a assistente virtual Clara, pelo (62) 3243-2020 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br.
*O ERAC é um mecanismo de proteção da rede elétrica, que atua por meio de desligamento automático quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, restringindo as cargas para evitar um desligamento total da geração e recompor o sistema elétrico com mais agilidade.”