O Governo de Goiás, em parceria com o Sebrae – GO, lançou, nesta quarta-feira (3/4), o novo Plano Estratégico Estadual de Turismo. O documento foi apresentado para autoridades, representantes do trade turístico, entidades, empresários e gestores municipais das 12 regiões turísticas do estado em solenidade realizada no Centro de Convenções de Goiânia.
O estudo, que irá nortear as ações de desenvolvimento do turismo goiano nos próximos anos, foi realizado com ferramentas de gestão, expondo as oportunidades que Goiás apresenta neste setor. A análise foi feita por uma consultoria especializada em estratégias e soluções tecnológicas para gestão de destinos turísticos, contratada pela Goiás Turismo.
Leia mais:
Goiânia tem 1,7 mil doses de vacina contra dengue para público-alvo
Segundo o documento, o objetivo do Plano é fazer com que Goiás seja reconhecido como um destino naturalmente importante, sendo o turismo um impulsionador da economia, com a valorização da cultura regional e preservação da biodiversidade. O levantamento mostra que o estado tem potencial para se despontar no turismo graças à sua diversidade de atrativos. O Plano aponta para adoção de 6 programas estratégicos, divididos em 3 eixos: melhoria da oferta turística; fortalecimento da promoção, comercialização e da governança do destino.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância do planejamento aos gestores públicos e empresários do trade turístico. “Nós vamos lutar muito para que tudo isso saia do papel. É um desafio da Goiás Turismo e de vocês. Sabemos o que precisa melhorar e vamos traçar um plano de ação, envolvendo o poder público e a iniciativa privada”, acrescentou.
O diretor da Lab Turismo Consultoria, Richard Alves, lembrou que a execução das ações propostas no documento depende do engajamento das secretarias municipais e entidades, além do papel fundamental da autarquia. “A partir de hoje, estabelecemos um pacto pelo Turismo de Goiás”, concluiu.
Após a apresentação do Plano Estratégico Estadual de Turismo, o Fórum Estadual de Turismo se reuniu para eleger sua nova diretoria e discutir as ações do colegiado. Por 11 votos a 10, venceu a chapa do atual presidente, Bruno Queiroz, empresário de agência receptiva de Mambaí. O secretário de turismo de Caiapônia, João Reylen, foi eleito vice-presidente do Fórum.