Policiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio do Grupo de Repressão a Roubos de Goiás, em parceria com as polícias civis de São Paulo e Paraná, deflagraram nesta terça-feira (15/10) a Operação Domus. A ação visa cumprir 21 mandados judiciais contra uma organização criminosa responsável por furtos e roubos a condomínios de luxo em cinco estados brasileiros, incluindo Goiás. Os crimes causaram prejuízos superiores a R$ 50 milhões.
Em Goiânia, a quadrilha invadiu recentemente um apartamento de luxo no 32º andar de um prédio no Setor Bueno, nas proximidades do parque Vaca Brava. O crime ocorreu em 7 de setembro e foi registrado pelas câmeras de segurança do condomínio. Após vasculharem o imóvel, os criminosos levaram dinheiro, joias e outros bens de valor.
Dos 21 mandados, oito são de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, sendo todos cumpridos na cidade de São Paulo (SP). A operação é fruto de uma investigação complexa que identificou a atuação do grupo criminoso nos estados de Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Até o momento, cinco suspeitos foram presos.
A quadrilha utilizava técnicas de engenharia social para obter informações sobre os condomínios. Fingindo-se de moradores ou visitantes, os criminosos conseguiam acesso às residências, invadiam os apartamentos e subtraiam objetos de valor enquanto os proprietários estavam ausentes.