O governador Ronaldo Caiado destacou o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a inclusão social dos produtores rurais, nesta segunda-feira (16/12), durante a entrega de 40 títulos definitivos de domínio de terras, por meio do programa Regulariza Campo da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Na ocasião, foram entregues ainda dez caminhões de carga destinados ao apoio à agricultura familiar e à execução do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás), iniciativa do Goiás Social.
Caiado ressaltou que já foram entregues 272 títulos de propriedades desde 2019, compreendendo uma área total de 73,7 mil hectares. “Estamos trabalhando no caminho certo. E vamos emancipar cada vez mais as pessoas em um trabalho conjunto para construir um Estado com os melhores resultados”, garantiu.
O programa Regulariza Campo tem como objetivo legalizar terras devolutas do Estado, garantindo o título definitivo de propriedade aos ocupantes, majoritariamente pequenos e médios agricultores, e assegurando o acesso da comunidade rural a políticas públicas. “Nossa missão é proporcionar a inclusão produtiva da agricultura familiar no desenvolvimento regionalizado, através de todo um esforço e uma rede de proteção social, que tem sido conduzida pelo Gabinete de Políticas Sociais, por meio do Goiás Social”, destacou o titular da Seapa, Pedro Leonardo.
Os títulos de domínio de terras beneficiam pequenos e médios produtores em uma área total de oito mil hectares localizados nas regiões Norte e Nordeste de Goiás, nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Niquelândia, São João d’Aliança e Teresina de Goiás. “É um dia maravilhoso. Moro há 75 anos na comunidade e esperava essa escritura”, agradeceu a agricultora familiar Ana Santana, de São João d’Aliança.
Durante a cerimônia, realizada no Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Emater Goiás, o presidente da agência, Rafael Gouveia, destacou que este é o governo que mais apoia o pequeno produtor e a agricultura familiar. “É a realização de um sonho para essas famílias, que vão ter a dignidade de dizer que aquela propriedade de fato é sua, registrada, escriturada”, sublinhou ao acrescentar que o Governo de Goiás fez com que mais de R$ 20 milhões chegassem aos pequenos produtores por meio do Crédito Social e cursos de capacitação.
Veículos
Já os caminhões entregues para apoio à agricultura familiar e à execução do PAA irão contemplar os municípios de Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Petrolina, Orizona, Acreúna, Planaltina de Goiás, Mineiros, Formosa, Jaraguá e Itaberaí. “São veículos com toda estrutura montada para que os produtos da agricultura familiar possam chegar em boas condições para serem distribuídos ou comercializados. Temos trabalhado na emancipação dessas pessoas junto com as prefeituras para transformar cada vez mais numa população independente e com renda própria”, asseverou Caiado.
O prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, ressaltou as parcerias do Estado com os municípios. “Não é só na agricultura familiar e o Mecaniza Campo, é na educação, saúde, segurança pública e pela transparência. São exemplos de gestão e de como trabalhar para representar a nossa população”, afirmou.