Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. Segundo a Entidade, a melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (FGV) contribuíram para esse crescimento.
Goiás registrou um faturamento superior a R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, representando um aumento expressivo de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.
O desempenho positivo também foi refletido no número de unidades de franquia em operação. Com um acréscimo de 2,9%, Goiás agora conta com 6.406 unidades, consolidando sua posição como um polo estratégico para o franchising no Centro-Oeste.
Toda a região Central do País cresceu 14%, o que representa um faturamento acima de R$6,2 bilhões. Em unidades, houve um acréscimo de 3% atingindo a marca de 18.121 operações.
Serviços impulsionam o crescimento
Entre os segmentos que lideraram o crescimento em Goiás, destacam-se serviços educacionais e de limpeza e conservação. “Goiás é um Estado de grande potencial, com um mercado consumidor crescente e forte cultura empreendedora. Os números deste trimestre refletem não apenas o dinamismo da economia local, mas também a capacidade das redes de franquias em atender às necessidades e preferências do consumidor regional”, destaca Eduardo Santinoni, diretor regional da ABF no Centro-Oeste.
O desempenho robusto do setor em Goiás tem atraído investidores interessados em aproveitar as oportunidades de um mercado em expansão e com isso também cresce o número de empregos. De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores diretos do sistema de franquias no País chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado. Em Goiás houve um crescimento de 3,1 %, o que representa 55.179 mil empregos em todo Estado.