Um convênio firmado entre o Governo de Goiás e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) vai disponibilizar cerca de 2 mil vagas para cursos de qualificação profissional, sendo mil delas voltadas para a construção civil e as demais distribuídas em diferentes áreas. O protocolo de intenções será assinado nesta quarta-feira (23/10), às 11h, na Casa da Indústria, em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado.
As inscrições poderão ser realizadas presencialmente no Senai Vila Canaã (Rua Professor Lázaro Costa, nº 348), na Central Mais Empregos (Avenida Araguaia, esquina com Rua 15, no Centro), ou por meio de um site que será divulgado durante a cerimônia. O início das aulas está previsto para 18 de novembro.
Na área da construção civil, serão ofertados cursos de pedreiro, gesseiro especializado em drywall, instalador hidráulico, assentador de pisos e pintor de obras imobiliárias. Com carga horária de 160 horas, essas formações serão ministradas na unidade Senai Vila Canaã, em Goiânia.
Além disso, a modalidade de Ensino a Distância (EaD) oferecerá 50 cursos com cargas horárias variando entre 160 e 320 horas, nas áreas automotiva, gráfica e mídias digitais, gestão, alimentos e bebidas, meio ambiente, química e segurança do trabalho (veja lista completa abaixo).
A iniciativa atende à demanda por mão de obra qualificada, especialmente na construção civil, identificada pelo Programa Mais Empregos. A parceria com a Fieg, por meio do Senai, permitirá que esses cursos sejam ofertados gratuitamente à população. O Sinduscon-GO (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás) estima que haja cerca de 5 mil vagas abertas na Grande Goiânia e será responsável por conectar os trabalhadores qualificados às empresas.
Para a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o projeto reforça o compromisso do programa em oferecer ferramentas para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam superar a pobreza através da qualificação e do trabalho. “O governo não pode resolver tudo, mas pode fazer muito. Quando oferecemos condições para que essas pessoas recuperem sua dignidade por meio do trabalho, estamos promovendo verdadeiras transformações de vida”, afirmou.
A iniciativa busca aumentar a empregabilidade no estado, com foco especial nos trabalhadores desempregados e em vulnerabilidade socioeconômica. A previsão é que, em 2025, turmas também sejam abertas em unidades do Senai no interior de Goiás, na segunda fase do programa.
O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância da qualificação na construção civil, especialmente em funções específicas que têm alta demanda. “Funções como a de assentador de piso, por exemplo, são essenciais, e as construtoras enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Esperamos qualificar muitas mulheres nesses cursos”, ressaltou.
Para o presidente em exercício da Fieg, André Rocha, o convênio entre o Governo de Goiás e o Senai representa um marco na qualificação profissional no Estado. “Essa parceria reforça a importância de investir na formação como uma ferramenta para inclusão social e desenvolvimento de Goiás. Com mil vagas, não estamos apenas capacitando trabalhadores, mas também contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança das obras em nossa região”, destacou.
Cursos EaD que serão ofertados no convênio:
Administrador de Infraestrutura e Segurança de Redes; Administrador de Sistema Operacional de Redes; Agente de Fiscalização Ambiental; Ajudante de Eletricista; Ajudante de Mineiro; Ajudante de Polidor de Veículos; Ajudante na Produção de Bebidas Não Alcoólicas; Analista Ambiental – Gestão Sustentável De Resíduos Sólidos; Analista Ambiental – Monitoramento e análise Ambiental; Analista Ambiental – Recuperação e Gestão De Áreas Degradadas; Analista Ambiental – Recursos Hídricos e Efluentes; Analista de Redes Em Computadores; Analista de Sistemas De Automação; Assistente Ambiental; Assistente de Custos e Gestão Financeira; Assistente de Distribuição; Assistente de Logística Integrada e Sustentável; Assistente de Operações Logísticas; Assistente de Planejamento da Produção; Assistente de Suprimentos; Auxiliar de Custos; Auxiliar de Eletrônica; Auxiliar de Expedição; Auxiliar de Logística; Auxiliar de Sistemas e Aplicativos de Escritório; Auxiliar de Topógrafo; Auxiliar Mecânico de Refrigeração; Auxiliar Técnico de Instalações Eletromecânica; Auxiliar Técnico de Refrigeração; Cabeamento De Redes; Consultor De Vendas; Desenhista Projetista De Arquitetura; Desenhista Projetista De Construção Civil; Desenhista Projetista De Eletricidade; Desenhista Técnico; Designer Gráfico Web: Identidade, Animação e Desenvolvimento; Eletricista de Instalações Industriais; Estoquista; Inspetor De Manutenção; Instalador De Som E Acessórios De Veículos; Mecânico de Direção e Freios de Automóveis; Mecânico Eletricista de Veículos Automotivos; Modelagem Industrial – Tecido Plano; Modelagem, Corte e Costura; Modelista; Modelista Industrial – Lingerie; Montador De Equipamentos Eletrônicos; Operador De Estação De Tratamento De Águas E Efluentes; Operador de Preparação de Grãos Vegetais (Óleos e Gorduras); Operador de Processos Químicos e Petroquímicos; Operador de Sistemas de Computador; Operador de Utilidades no Tratamento de Água e Efluentes; Preparador de Amostras de Minérios e Rochas; Preparador de Ingredientes (Conservação de Alimentos) e Supervisor Inovador.