O portal de notícias dos goianos!

Caiado defende avanços em tecnologia e diz que Goiás busca ser referência

Acredito na pesquisa e no apoio aos talentos do nosso País. A educação é um caminho importante para que o Brasil possa se desenvolver e avançar no que se trata a tecnologia e também à inovação”. A declaração é do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), durante palestra de abertura da CoopsParty Summit Goiás, em Goiânia. O evento é realizado no Centro de Convenções da Puc Goiás, e aborda sobre a transformação digital e a inovação no cooperativismo. 

O governador defende que investimento em tecnologia é fundamental para alcançar resultados cada vez melhores nos setores público e privado. “É um encontro muito importante para o nosso Estado, porque aborda um setor que ajuda muito a economia goiana. Estamos preocupados em transformar Goiás em um centro de referência na área de tecnologia e de inovação. Nós precisamos investir cada vez mais na Educação, para que possamos avançar cada vez mais”, destacou o governador.


Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

Na ocasião, Caiado destacou a importância dos órgãos estaduais, como o Hub Goiás, para o desenvolvimento de parcerias com centros especializados em inteligência artificial. Além disso, ressaltou que essas tecnologias serão levadas a todos os setores do Governo Estadual. “Queremos que nossos trabalhadores e nossas empresas colham resultados cada vez melhores, o que chegará exatamente pela profissionalização no trato com a tecnologia”, ressaltou Caiado.

Além disso, o chefe do Executivo goiano fez críticas à tramitação da escala 6×1 no Congresso Nacional, em Brasília. “Deveria ser colocado em pauta como o dólar chega a quase R$ 6 e também como vamos sobreviver em um processo inflacionário. Qual será a garantia do empresário e também do trabalhador? Como se discute uma pauta sem discutir o principal? O Brasil não tem limite de gastos, quer simplesmente aumentar a arrecadação, questionou o governador.

“É uma pauta que precisa ser avaliada de uma forma mais profunda. Além do mais, o governo federal deve se preocupar com sua responsabilidade fiscal. É o mesmo caso da Reforma Tributária. Quando se investe, tem regras claras e responsabilidade sobre dinheiro público e consegue resultado. O Brasil é rico demais”, finalizou Caiado.

CoopsParty Summit 2024

A Coopsparty Summit 2024 é uma iniciativa do Sistema OCB/GO, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e participação de outras pastas. O evento é inspirado no formato da Campus Party. Com expectativa de reunir mais de mil participantes, entre empreendedores, startups, investidores e grandes empresas, o evento tem como objetivo promover a inovação no cooperativismo.

Cooperativismo goiano

Em 2023, foram identificadas 260 cooperativas registradas em todo o estado, segundo dados do estudo “Panorama do Cooperativismo em Goiás”, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a pedido do Sistema OCB/GO. Elas estão distribuídas nos segmentos agropecuário; de consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transportes. Com 82 unidades, o setor agropecuário lidera o movimento, seguido pelo de transporte. Juntos, eles somam mais de 50% de todas as cooperativas vinculadas à OCB/GO.

O governador exemplificou com o setor agropecuário o potencial que a pesquisa e a ciência possuem. “Infelizmente, foi a única área que investiu nisso e em seus talentos. As mudanças genéticas e cultivares apropriadas para as mais diversas condições climáticas deram a condição de atingirmos três safras por ano”, explicou. “Acredito na pesquisa e quero as melhores cabeças investindo em Goiás. Nada se desenvolve sem investimento em tecnologia. Não tenho tempo a perder. Tenho pressa todo dia e quero inovação a todo tempo, que gerem avanços na renda per capita e um Estado líder na entrega de serviços digitais”, completou o chefe do Executivo.

As cooperativas são responsáveis pela geração de mais de 15 mil empregos em Goiás, com mais de 464 mil cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas. Apenas em 2022, as associadas ao Sistema OCB/GO somaram R$ 30,9 bilhões de receitas no estado, impactando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Os municípios de Mineiros, Rio Verde, Piracanjuba e Jataí concentram o maior número de cooperativas ativas no território goiano.