O portal de notícias dos goianos!

Aparecida suspende primeira etapa de vacinação pela terceira vez em abril

Pouca distribuição de doses aos municípios goianos causa interrupções constantes na campanha de vacinação

Por falta de estoque, Aparecida suspende primeira etapa de vacinação contra Covid-19 pela terceira vez apenas no mês de abril. Atendimento nos pontos drive-thru da cidade está interrompido até chegada de novas doses do imunizante distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS). Pouca de distribuição de estoque de vacinas aos municípios goianos causa interrupções constantes na ampliação da imunização com aplicação da primeira dose das vacinas em todo estado.

No dia 30 de março, a prefeitura de Aparecida anunciou a ampliação da campanha de imunização para idosos de 64 anos com a chegada de novas doses do MS. No entanto, o estoque findou no dia 5 de abril e a primeira suspensão do mês foi anunciada. No dia 9 de abril, uma nova remessa – com quantidade de doses reduzida – chegou ao município e permitiu a vacinação por apenas mais um dia, quando foi interrompida novamente no dia 10 de abril.

Seis dias depois, no dia 16, Aparecida retomou a primeira etapa de imunização com ampliação da idade do grupo prioritário para idosos acima de 61 anos. No entanto, o estoque de 3,6 mil doses destinada a esta etapa de imunização durou apenas três dias e foi suspensa de novo na última segunda-feira (19).

Campanha continua

Com o fim do último estoque de doses destinadas à primeira etapa de imunização,  a aplicação das vacinas deve seguir apenas em idosos acima de 61 anos e profissionais de saúde que já estiverem agendados. Ainda restam doses reservadas para integrantes das forças de segurança que estão sendo vacinadas nos seus respectivos locais de trabalho.

A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do município, Renata Cordeiro, afirma que está seguindo o cronograma do Ministério da Saúde e que as atividades de vacinação nos drives por baixo estoque de vacinas. “Conforme cheguem novas remessas com novas doses de vacinas, retomamos a aplicação com possível ampliação da idade”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.