Região da 44 e shoppings devem funcionar em horário normal. Agências dos Correios não abrem.
Diante do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado no sábado (1º), alguns serviços devem sofrer alterações nos horários de funcionamento na Grande Goiânia. O transporte coletivo da Grande Goiânia deve funcionar com frota reduzida, como se fosse domingo, já os shoppings devem abrir em horário normal.
O governo estadual publicou um decreto na noite da quarta-feira (28) que autoriza o funcionamento do comércio não essencial aos finais de semana. Além disso, os bares e restaurantes poderão abrir até as 23h. Porém, em Goiânia, a prefeitura liberou o funcionamento do setor até 1h, além de eventos corporativos.
Veja o que abre e o que fecha no Dia do Trabalhador:
Transporte Coletivo
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), os ônibus na Grande Goiânia vão funcionar com planilha de viagens dos domingos. O planejamento conta com uma redução de 40% da frota. A previsão é de 2.622 viagens para uma demanda estimada de 49 mil usuários.
Bancos
Segundo a Associação dos Bancos (Asban), as agências no dia 1º ficarão, como sempre, fechadas aos sábados. Porém, as unidades de autoatendimento devem funcionar normalmente.
Supermercados
Segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os estabelecimentos devem funcionar normalmente, de acordo com o horário estabelecido por cada empresa.
Correios
No dia 1º de maio não haverá atendimento nas agências em todo o estado. Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar o site dos Correios.
Comércio
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), para convocar os empregados a trabalhar no feriado, os lojistas precisam estar autorizados pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e, antes de chamar os empregados para dar expediente, o lojista precisa solicitar autorização ao sindicato que representa os comerciários.
Para abrir no feriado, o comerciante deve pedir autorização ao Sindilojas e ao Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg); cumprir medidas de prevenção à Covid- 19; pagar o dia dobrado ao trabalhador e fornecer ajuda com alimentação.
Região da 44
Segundo a Associação Empresarial da Região 44 (AER-44), no sábado (1º ), as lojas e galerias devem funcionar normalmente, das 9h às 17h.
Shoppings
Flamboyant:
- lojas e área de alimentação: das 10h às 22h.
Buriti:
- Sábado – Lojas e quiosques: 10h às 22h. Área de alimentação: das 10h às 22h;
- Domingo – Lojas e quiosques: 14h às 20h. Área de alimentação: das 12h às 20h.
Goiânia:
- Lojas e quiosques: das 10h às 22h;
- Área de alimentação: das 10h às 22h30, com restaurantes até as 23h.
Araguaia:
- Lojas e quiosques: das 10h às 22h;
- Área de alimentação: das 10h às 22h;
Bougainville:
- Lojas e quiosques: 10h às 21h;
- Área de alimentação: 10h às 21h (delivery e drive-thru até as 22h)
Passeio das Águas:
- Lojas e área de alimentação: das 10h às 22h;
Shopping Cerrado:
- Lojas e área de alimentação: das 10h às 22h.
Hospitais:
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), pelo feriado ser no sábado, as unidades de saúde continuarão funcionando assim como nos outros sábados comuns. Centros de urgência em atendimento com funcionamento normal e as unidades administrativas fechadas.
Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.
Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19, de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Uruaçu e Porangatu não vão sofrer alterações no atendimento durante o feriado.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.