Por meio de parceria entre Seapa e Senar Goiás, um distrito e dois povoados receberam qualificações para produção de doces artesanais, hortas, leite e derivados. Ao lado de órgãos do Governo de Goiás, entidades e empresas, equipes percorreram oito municípios em mais de 300 quilômetros na Expedição Desafiando Limites
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) marcou presença durante a Expedição Desafiando Limites, que percorreu o Caminho de Cora Coralina mostrando as belezas do Cerrado e levando benefícios à população da região durante todo o trajeto. Balanço totaliza oito mil atendimentos realizados em oito dias de jornada.
Ao lado de vários órgãos do Governo de Goiás, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Enel e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), os parceiros levaram benefícios aos moradores da região, entre orientações, cursos e a distribuição de 1,5 mil cestas básicas.
Cursos
A Seapa e o Senar Goiás contribuíram com a iniciativa oferecendo cursos para produção de doces artesanais, produção de leite e derivados (queijos e iogurtes) e cultivo de hortas. Os treinamentos ocorreram em Calcilândia, distrito da Cidade de Goiás, e nos povoados de Radiolândia e Palestina, próximos a Pirenópolis e Jaraguá, respectivamente. Mais de 30 pessoas foram capacitadas.
“Esses cursos são muito importantes, porque representam oportunidade de melhoria de vida para populações que muitas vezes ficam à margem do desenvolvimento. Estamos resgatando essas pessoas e dando a todos a chance de prosperar, isso é devolver Goiás aos goianos”, lembra o secretário Tiago Mendonça, citando o mote do governador Ronaldo Caiado.
No sábado, Caiado percorreu os últimos oito quilômetros da trilha, do antigo Arraial do Ferreiro até a Cidade de Goiás. “É um percurso que encanta. Significa resgatar a história, mostrar como nossos antepassados viveram e ter orgulho”, disse Caiado. Embaixador do trajeto, o ultramaratonista Márcio Villar também se mostrou arrebatado pela experiência: “Já fiz vários percursos no mundo e nunca vi nenhum igual a esse. Em nenhum caminho no mundo se tem essa segurança e beleza”.
Oportunidades
A assessora da Seapa, Jéssica Fernandes, acompanhou todo o trajeto da expedição. “Poder participar desta expedição foi incrível, um marco tanto para a minha vida pessoal quanto profissional. Pude ver que o turismo rural já é uma realidade no nosso Estado e também constatar a força no agronegócio goiano”, testemunha ela.
Para Jéssica, o Caminho de Cora Coralina vai proporcionar que o turismo rural continue crescendo com qualidade. “O percurso é riquíssimo em belezas naturais e em oportunidades, recomendo que as pessoas conheçam Goiás e façam o Caminho de Cora Coralina”, conclama.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, antecipou que, a partir de 2022, a expedição será em julho, na semana que antecede a transferência da capital para a Cidade de Goiás. “Além de não ter chuva, é mais fresco e no período de férias”, argumentou. A intenção é estabelecer parcerias com empresas especializadas em turismo para ampliar o suporte aos caminhantes.
Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, revelou que o sucesso do Caminho de Cora despertou interesse de outros municípios na criação de seus próprios roteiros turísticos. “Temos pelo menos 10 pedidos para criação de novos caminhos”, citou, exemplificando que pretende oferecer consultoria e apoio para criação do Caminho das Emas e do Caminho dos Veadeiros. “Os resultados para o desenvolvimento econômico e social são fantásticos”, comentou.
Trajeto
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso que soma mais de 300 quilômetros de extensão. A trajeto inclui oito municípios, oito povoados e três unidades de conservação ambiental. Além das paisagens exuberantes, a “única trilha de poesias do mundo” oferece ao peregrino frases e poemas da escritora Cora Coralina, um dos nomes mais conhecidos da literatura goiana. Os municípios incluídos no trajeto são: Corumbá, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás.
Participaram da Expedição Desafiando Limites:
Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)
Secretaria de Estado da Retomada
Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds)
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Secretaria de Estado da Saúde
GoiásFomento
Goiás Telecom
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás)
Sebrae
Enel