O portal de notícias dos goianos!

Avião que saiu da pista do aeroporto de Goiânia levava paciente para os Estados Unidos, diz empresa

Empresa diz que ninguém se feriu e pista ficou interditada por 40 minutos. Vídeo feito logo após acidente mostra poeira levantada e bombeiros resfriando aeronave com água e espuma.

Um avião, que saiu da pista enquanto decolava do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, no início da tarde desta terça-feira (28), levava um paciente para Miami, nos Estados Unidos, conforme informou a empresa responsável pela aeronave Brasil Vida Táxi Aéreo.

Um vídeo mostra uma nuvem de poeira momentos após o acidente e quando o avião é resfriado com água e espuma por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Um funcionário de uma empresa de transportes, o carregador Freud Nunes Santos viu tudo de longe e disse que o acidente chamou a sua atenção.

“Parecia que ele estava pousando na pista, mas passou do limite. Ele desceu e levantou a terra toda. Logo o pessoal da emergência chegou e jogou aquele jato de espuma”, contou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, estavam na aeronave o piloto, copiloto, um médico, enfermeiro e o paciente. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se machucou.

Aeronave que saiu da pista durante decolagem no Aeroporto Santa Genoveva — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aeronave que saiu da pista durante decolagem no Aeroporto Santa Genoveva — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Em nota, a empresa responsável pela aeronave informou que o paciente, que era transportado, foi encaminhado para Hospital Albert Einstein de Goiânia.

A unidade informou à reportagem que o paciente chegou estável, consciente, orientado e que está passando por uma série de exames. A identidade dele não foi revelada.

A empresa informou ainda que a pista do aeroporto ficou fechada por cerca de 40 minutos. “Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais”.

Avião que saiu da pista do aeroporto de Goiânia levava paciente para os Estados Unidos — Foto: Mauricio Ferraz/TV Globo

Avião que saiu da pista do aeroporto de Goiânia levava paciente para os Estados Unidos — Foto: Mauricio Ferraz/TV Globo

Acidente

Por meio de nota, a Infraero informou que “uma aeronave modelo Westwind III, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem”.

Os bombeiros informaram que, após o pouso, houve vazamento de combustível do avião, o que causou um pequeno incêndio na vegetação próxima à pista, combatido pelas equipes.

Avião que saiu da pista é resfriado por equipe dos bombeiros no aeroporto de Goiânia — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Avião que saiu da pista é resfriado por equipe dos bombeiros no aeroporto de Goiânia — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ao todo foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Além disso, onze bombeiros militares da Companhia de Segurança Aeroportuária atuaram na ocorrência.

Investigação

O Cenipa informou que os investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Disse ainda que, nesta ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. O centro informou que não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.

A empresa de táxi aéreo disse que , “possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)” e que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.