O portal de notícias dos goianos!

Governo de Goiás realiza entrega de equipamentos para HGG

Investimento no parque tecnológico na unidade de saúde estadual chega a R$ 16 milhões e inclui novo aparelho de ressonância nuclear magnética, entre outros

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), vai realizar, na segunda-feira (18/10), a entrega oficial do novo aparelho de ressonância nuclear magnética e outros equipamentos para a modernização do parque tecnológico do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, representando investimentos da ordem de R$ 16 milhões. A solenidade será realizada a partir das 8 horas, no Auditório Dr. Luiz Rassi. 

O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, foi convidado para dar a benção aos novos equipamentos e também percorrer as enfermarias e abençoar os pacientes internados no HGG, bem como todos os colaboradores da unidade do Governo de Goiás.

Foram adquiridos cerca de 650 equipamentos para o HGG. Entre eles, está o novo aparelho de ressonância nuclear magnética, que vai garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais conforto e precisão no diagnóstico. A previsão é que sejam realizados aproximadamente 350 exames por mês nesse equipamento.

O antigo maquinário, que será substituído, foi instalado no hospital em 1998 e funcionou por cerca de quatro anos. Em 2012, ano em que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumiu a gestão do HGG, o aparelho estava parado e foi preciso fazer ajustes e trocas de peças, o que não permitia a realização de todos os tipos de exame na unidade. Por ser um aparelho obsoleto, seu funcionamento foi paralisado em 2019.

Mais precisão
Também foi adquirido um aparelho de raios X digital mais moderno e que será capaz de ofertar cerca de 2,5 mil procedimentos por mês, proporcionando mais precisão aos exames realizados. O equipamento antigo já estava em funcionamento havia 23 anos e já não oferecia a mesma exatidão e o atendimento adequado de antes.

Outro investimento importante foi a aquisição de novas mesas e focos cirúrgicos do HGG, que vão contribuir ainda mais na qualidade cirúrgica do hospital e, consequentemente, na rápida recuperação dos pacientes. Em funcionamento desde 2018, os equipamentos substituídos estavam obsoletos e apresentavam necessidade de troca.

Foram adquiridos ainda novos racks de vídeo, o que possibilitará que o HGG amplie a realização de cirurgias por videolaparoscopia. De acordo com o coordenador de saúde do Idtech e coordenador técnico do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG, Marcelo Rabahi, a aquisição desses equipamentos proporcionará cirurgias mais rápidas e precisas. “Este tipo de procedimento possibilita que o médico tenha mais tempo de realizar mais atendimentos, operando mais pessoas no mesmo período que gastaria em uma cirurgia aberta”, comenta.

A cirurgia por videolaparoscopia ainda viabiliza uma recuperação pós-operatória mais rápida para o paciente, com menor risco de infecção. “O paciente permanece menos tempo internado, gerando menos custos para o hospital, e o paciente retorna mais rápido para as suas atividades diárias”, enfatiza Rabahi.

Enfermarias
O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, ainda anunciou que está prevista a reforma total das enfermarias do HGG. Todas as camas, que hoje são manuais, serão substituídas por outras, elétricas.
“São equipamentos modernos, que dão mais conforto e condições de tratamento para os pacientes, além de contribuir para a saúde dos trabalhadores, já que eles precisarão fazer menos esforço para mudar as posições dos pacientes. Ao todo, serão 215 camas, inclusive para pacientes obesos”, explicou o secretário.

Para Alexandrino, os novos equipamentos para o parque tecnológico do HGG representam o desejo do Governo de Goiás em ampliar e melhorar ainda mais a assistência em saúde para os goianos. “É o que estamos fazendo desde o primeiro ano de gestão, melhorando a saúde, regionalizando os atendimentos e levando dignidade e humanização a todos os usuários do Sistema Único de Saúde em Goiás”, garante o secretário.