Apresentações musicais precisam ser autorizadas pela SMS. Prefeitura também aumentou porcentagem de público permitido em celebrações religiosas, academias, entre outros.
A Prefeitura de Goiânia publicou novo decreto, nesta terça-feira (19), relaxando medidas restritivas que evitam a disseminação da Covid-19. Entre as principais novidades está a liberação para realização de shows, desde que autorizados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Documento publicado em setembro já previa algumas mudanças que foram ampliadas na versão mais recente.
Secretário executivo de governo, Michel Afif explicou que a proposta de cada show será avaliada pela SMS de forma individual.
“A SMS vai receber os pedidos, que vão ser avaliados um por um com os protocolos sanitários. Essa é a condição para esse relaxamento, compreendendo que pandemia não acabou e precisamos seguir os protocolos”, afirmou.
Gusttavo Lima na gravação do DVD ‘Buteco em Boston’, no dia 15 de agosto — Foto: Divulgação/Augusto Albuquerque
O documento também aumento para 2 mil o máximo de pessoas nos eventos em locais fechados e para 3 mil nos espaços abertos. A medida também tem como condição que essa ocupação máxima não ultrapasse 60% da capacidade do ambiente.
Também subiu para 60% a capacidade máxima de público em outros lugares em que o limite era 50%:
- shopping centers, galerias, centros comerciais e congêneres;
- celebrações religiosas;
- academias;
- quadras poliesportivas e ginásios, com a presença de público;
- clubes recreativos;
- salões de beleza e barbearias;
- estabelecimentos da Região da 44;
- Zoológico e Parque Mutirama;
- cinemas, teatros e circos.
Apesar dos relaxamentos, a prefeitura ressalta que as pessoas devem continuar evitando aglomerações e tomando todos os cuidados possíveis para evitar a disseminação da Covid-19.
Confira outras mudanças em relação ao decreto anterior:
Bares, restaurantes, boates e afins
- Apresentações ao vivo não têm mais a restrição de máximo de seis pessoas no palco, mas mantém a necessidade de distância mínima de 2,25 metros entre si;
- O uso de brinquedotecas segue permitido e não aparece mais a necessidade de distanciamento mínimo de 2,25 metros entre as crianças;
Academia — Foto: Vitor Santana/G1
Academias e outros espaços para prática de esportes
- Saunas passam para limite de 50% da capacidade do local e continuam exigindo distanciamento de 1,5 metro entre pessoas que não são da mesma família;
- Foi permitida a realização de competições esportivas com presença de público, desde que a lotação máxima dos espaços seja de 40% da sua capacidade;