Alguns beneficiários fizeram fila em agência para sacar o valor. Quem já recebia o Bolsa Família foi transferido automaticamente para o novo programa social.
Mais de 310 mil famílias de Goiás devem receber o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família, a partir desta quarta-feira (17). Elas já recebiam o benefício anterior e foram transferidas automaticamente para ganhar o novo valor. Goianos fizeram longas filas em agências bancárias para conseguir sacar o dinheiro.
“As famílias que já recebiam o Bolsa Família migram imediatamente para o Auxílio Brasil, elas não precisam fazer nada. As famílias que ainda não recebiam o Bolsa Família precisam manter o Cadastro Único atualizado, mas em novembro não houve novas concessões. Quem faz essas concessões é o Ministério da Cidadania”, explicou Helena Alves de Góis, coordenadora estadual do programa Bolsa Família e Cadastro Único.
Quem recebe
O Auxílio Brasil será pago a:
- Famílias em situação de extrema pobreza;
- Famílias em situação de pobreza; e
- Famílias em regra de emancipação (famílias já beneficiárias cuja renda em algum momento superar o limite do programa).
Já é possível verificar se você será contemplado e qual o valor do benefício, pelo atendimento da Caixa ou pelo aplicativo do Auxílio Brasil. O valor médio pago às famílias será de R$ 224, segundo o Ministério da Cidadania.
Na agência da Caixa Econômica Federal do Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, pessoas acordaram cedo para sacar o valor. Algumas chegaram quatro horas antes do banco abrir.
Calendário de pagamentos
O pagamento do Auxílio Brasil, assim como era com o Bolsa Família, será feito pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.