O portal de notícias dos goianos!

“35 mil imóveis ainda poderão ter redução do IPTU”, diz Rogério Cruz

Revisão também aumentou quantidade de isenção

“Cerca de 35 mil imóveis ainda poderão ter redução [de valor do IPTU na capital]”, anunciou na manhã desta sexta-feira (4/2) o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Em coletiva de imprensa, ele confirmou que a gestão municipal realiza uma revisão de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022, e que o impacto da inclusão anual dessas novas isenções pode chegar a R$ 17 milhões. “Ainda estão sendo bem analisados”, disse sobre a possível ampliação de imóveis isentos do imposto. “Estamos contando com o apoio dos próprios vereadores, que passam para nós informações dos seus eleitores. Estamos trabalhando nisso”, completou Cruz na entrevista, ocorrida no Paço Municipal. Ele estava acompanhado de alguns parlamentares. 

Até o momento, 9.237 inscrições já tiveram nova redução do imposto, informou o prefeito. O aumento máximo do IPTU neste ano será 45%. “É a trava, o limitador. Ele manterá”, pontuou.

Na coletiva, o gestor municipal apresentou outros números da revisão dos cálculos do imposto, que está em andamento. “São mais 4.690 inscrições que passarão a ter isenções. O número passa a ser de 49.785 imóveis”, disse.  Cruz indicou que o contribuinte pode ter acesso ao boleto pelo site da Prefeitura de Goiânia. Caso haja aumento além do limite previsto – de 45% -, a recomendação é procurar atendimento em uma das cinco unidades do Atende Fácil.  A revisão realizada pela prefeitura é consequência de questionamentos da população. O tema também movimentou a Câmara Municipal no início desta semana. Diante disso, o prefeito articulou algumas ações para contornar a situação. Na última quarta-feira (2/2), Cruz e o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, chegaram a um acordo que fixa em 45% o teto do reajuste do IPTU na capital, além dessa análise sobre o cálculo do imposto.