A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, integrou a abertura do evento Justiça Itinerante, realizado em Cavalcante, no Nordeste de Goiás. “Essa ação mostra que, juntos, nós podemos fazer muito mais e alcançar as famílias de uma forma mais justa e mais fácil para eles”, afirmou Gracinha Caiado, em evento ocorrido nesta terça-feira (25/4).
Iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a medida tem parceria com a prefeitura do município e oferece uma gama de benefícios e serviços aos moradores. Realizado com o reforço do Goiás Social, programa que implementa a política social da administração estadual, o atendimento segue até a próxima quinta-feira (27/4). A primeira-dama enfatizou que o modelo de atendimento contempla a comunidade quilombola em suas particularidades. “É um município muito grande, com uma densidade habitacional menor”, lembrou.
A representante do Tribunal de Justiça, juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins, expressou a importância das autoridades em manter a presença do estado para auxílio das comunidades originárias, que historicamente permaneceram isoladas. Na região, o território quilombola Kalunga tem abrangência no município. “Essas pessoas têm uma história de luta pela dignidade, resistência pela liberdade, que é um ensinamento para todos nós”, destacou.
Serviços e benefícios
Durante a solenidade, foram entregues cartões de programas governamentais como o Mães de Goiás, que oferece auxílio financeiro para mães com filhos menores de seis anos. “Sei o tanto que faz a diferença na vida de vocês essa renda extra para trazer comida e remédio para dentro de casa”, ressaltou a primeira-dama. Ao longo da programação, a OVG distribui donativos como kits de enxoval para bebê, fraldas descartáveis, andadores, bengalas, cadeiras de rodas, colchões e leites especiais para recém-nascidos. O alimento de preparo rápido, Mix do Bem, também é ofertado aos moradores. Diferentes áreas do governo estão no local com emissão de documentos, oportunidades de trabalho com carteira assinada e vacinação contra a covid-19 e Influenza.
O prefeito Vilmar Kalunga agradeceu o empenho do Estado em priorizar a comunidade local. “O povo está muito feliz com as ações. Cavalcante avançou, em 5 anos, o que não avançou em 20 anos. E nossa primeira-dama tem um olhar especial pela nossa cidade”, destacou. A programação foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Úrsula Catarina.
O Justiça Itinerante segue até a próxima quinta-feira (27/4), atendendo em diversos pontos da cidade. Pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, atuarão como parceiros do evento as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), da Retomada e da Saúde (SES), a Polícia Civil, além da OVG, do GPS, do Ministério Público estadual e da Justiça Federal.