Levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia aponta que as compras para o Dia das Mães devem movimentar cerca de R$ 225 milhões na capital. Ao todo, 80% dos consumidores pretendem ir às compras no período. Em números totais, considerando a população economicamente ativa, serão, em média, 900 mil pessoas na busca pelo presente.
Apesar da intenção de consumo se mostrar positiva, 86% dos entrevistados que disseram já possuir alguma dívida em atraso afirmaram que vão investir na comemoração. Já os que não vão presentear (20%) apontaram a falta de condição financeira como principal impeditivo.
Neste ano, as mães e madrastas seguem como as que mais receberão presentes (51%), seguidas por sogras (18%) e avós (8%). Além delas, também foram mencionadas esposas (7%) e irmãs (6%), além de pais e padrastos, filhas e enteadas, tias e namoradas, todos com 2%.
Sobre o valor do presente, 31% dos participantes informaram que pretendem investir entre R$ 80 e R$ 100, seguidos por 19% que terão gastos acima de R$ 200 e 19% que comprarão algo em torno de R$ 50 e R$ 80. O ticket médio para a comemoração é de R$ 100 por presente, com dois itens por consumidor.
Na comparação do valor do presente entre o ano passado e 2023, quase metade dos participantes (43%) informaram que investirão o mesmo valor. Por outro lado, 23% firmaram que gastarão menos agora, enquanto 16% alegaram que o valor gasto será maior do que em 2022.
Quando perguntada a origem dos recursos que serão utilizados para a compra, 53% dos participantes informaram que usarão o orçamento do mês, 38% irão pagar a dívida de forma parcelada e 5% afirmaram que utilizarão o saldo da poupança.
Tipos de presentes, locais das compras e meios de pagamento As roupas aparecem como itens favoritos para 33% dos participantes. Já os perfumes e cosméticos correspondem a 25% das intenções de compra, seguido por calçados (20%) e joias e acessórios com (11%).
No geral, 69% dos respondentes informaram que pretendem realizar suas compras presencialmente. Desses, 39% disseram que irão realizar as aquisições de mercadorias no shopping, 35% afirmaram que irão às lojas de rua e 16% ainda não decidiram. Outros 31% dos consumidores pretendem consumir pela internet. Desses, 33% deverão acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 20% farão suas buscas em sites de pesquisa e 20% vão usar aplicativos próprios.