O portal de notícias dos goianos!

Goiás é responsável por 49% dos empregos gerados no Centro-Oeste em março

carteira de trabalho

O Estado de Goiás sozinho gerou 49% das novas vagas de emprego registradas no Centro-Oeste no mês de março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, foram criados 13.667 empregos em Goiás no mês. 

Cerca de 70% dos novos postos vieram de pequenas e microempresas. O segmento foi responsável pela criação de 6.747 novas vagas no Estado. No mesmo período do ano passado, foram geradas 3.982 vagas. Já as médias e grandes empresas criaram 5.984 novos postos de trabalho em Goiás. Este foi o primeiro mês de 2023 em que as médias e grandes empresas apresentaram saldo positivo. Somando todos os empregos gerados pelos diferentes segmentos, o número é 106% superior ao mesmo período de 2022, quando foram criadas 6.619 novas vagas. 
 
O número de empregos gerados em Goiás em março deste ano é o maior desde maio de 2022. Os pequenos negócios apresentaram ainda saldo positivo de geração de emprego em todos os setores da economia. O relatório também aponta que Goiás ficou como 6º estado que mais gerou novos postos de trabalho em março no País (em números absolutos) e em 4º lugar se considerado o saldo por mil empregados.
 
“Os pequenos negócios são essenciais para a economia e esse resultado mostra que as novas políticas de crédito como a anunciada pelo BNDES e de incentivos à economia já começam a mostrar efeito. Quando temos mais empregos, mais dinheiro circula no mercado, mais os pequenos negócios faturam e, consequentemente, contratam mais”, observa o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima.
 
O segmento que mais contratou, em Goiás, foi o de serviços, com 3,3 mil novos postos. Na sequência, vem o setor de construção, com 1,2 mil. Na área do comércio, o número foi de 956, seguido por agropecuária, com 728; indústria da transformação com 234; extrativa mineral com 146 e serviços industriais de utilidade pública, com 41 novos postos.