A Câmara Municipal de Goiânia aprovou em definitivo, na terça-feira (18/7), a criação de duas novas vagas para vereadores na Casa, passando de 35 para 37 o número de cadeiras. A mudança, aprovada por unanimidade, começa já na próxima eleição municipal.
Durante a votação que definiu o aumento do número de vagas, os vereadores pontuaram que se trata de uma adequação à Constituição Federal, que condiciona a quantidade de parlamentares à população das cidades. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Goiânia tem 1 milhão e 437 mil habitantes.
“Conforme aumenta a população, é natural que aumente também o número de cadeiras para representar essa população”, destacou a vereadora Kátia Maria (PT) logo após a votação.
“Uma mera adequação na Lei Orgânica para melhor representar a população”, frisou Henrique Alves (MDB). “Em relação aos gastos, independentemente do número de vereadores, tem o duodécimo, que é o recurso que é encaminhado para a Câmara todo o ano, e nisso não terá alteração. Então, teremos o mesmo recurso e uma representação maior na Casa. Acho que todos ganham com isso”, completou.