Em visita a Goiânia, nesta quinta-feira (9/11), a embaixadora da Dinamarca, Eve Pedersen, falou sobre o interesse do país em “criar pautas e agendas em comum com o governo do Estado na área da saúde”. Na prática, a ideia é replicar com Goiás acordos de cooperação técnica que mantém com o Ministério da Saúde desde 2016. A declaração foi resultado da boa impressão causada pelo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), local que recebeu a visita da diplomata e foi classificado por ela como uma unidade “de ponta, de primeira linha”.
Acompanhada pela conselheira do setor de saúde, Tina Gottlieb, Eve foi recepcionada pelo governador em exercício Daniel Vilela, e depois da visita técnica, os dois almoçaram no Palácio das Esmeraldas. Sobre o Hecad, a embaixadora disse que se impressionou com a qualidade do atendimento oferecido pela unidade de saúde. “Estamos surpresos e comovidos com o trabalho feito por vocês, principalmente na área pediátrica. O que mais me chamou a atenção foi a atuação humanizada e carinhosa dos profissionais, além do eficiente uso da tecnologia”, disse.
O governador em exercício respondeu positivamente à possibilidade de parcerias com a Dinamarca, a serem intermediadas pela embaixada sediada em Brasília (DF). Afirmou ser de grande valia a troca de conhecimento, de experiências e, sobretudo, o acesso às novas tecnologias. E destacou que todos os demais hospitais sob responsabilidade do governo estadual têm o mesmo padrão de qualidade verificado pela diplomata e demais assessores no Hecad. “Algo do qual o governador Ronaldo Caiado não abre mão”, enfatizou Daniel Vilela.
Regionalização
Vilela também explicou à embaixadora o processo de regionalização da saúde em Goiás, posto em prática pelo governador Ronaldo Caiado. “Pacientes do interior passaram a encontrar atendimento em suas cidades ou em municípios próximos, sem necessidade de se deslocarem para a capital”, detalhou. “Tivemos avanços também com a instalação das policlínicas, com oferta de serviços especializados, mas queremos investir ainda mais em tecnologia, telemedicina e na ampliação do raio de atendimento”, acrescentou.
A vinda do grupo dinamarquês a Goiânia foi articulada pelo deputado federal Zacharias Calil, titular da Comissão de Saúde da Câmara Federal. Em março último ele esteve na Dinamarca para conferir projetos que pudessem ser adaptados por aqui. “Temos muito o que aprender com o país que foi o precursor no uso da insulina e de medicamentos para tratar a diabetes tipo 2”, ilustrou o parlamentar.
Após o encontro no Palácio das Esmeraldas, a embaixadora seguiu para a Clínica Teia, especializada no atendimento a crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo.
O Hecad
Entregue à população pelo governador Ronaldo Caiado em fevereiro de 2022, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia, tem capacidade de 116 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), além de pronto-socorro pediátrico 24 horas e ambulatório de 20 especialidades médicas pediátricas. O Hecad possui brinquedoteca, fraldário, capela ecumênica, salas de acolhimento familiar e ambientação personalizada para deixar a criança mais confortável durante todas as etapas do tratamento.
Também participaram do almoço o assessor especial da Governadoria, Euler Morais; os deputados federais Geraldo Resende (MS) e Marussa Boldrin; e os ex-deputados federais Vilmar Rocha e Pedro Chaves, atual chefe de gabinete do governador em exercício, além de médicos e assessores.