Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB-GO) desembarcou no aeroporto de Telavive, em Israel, neste domingo (17/3). O chefe do Executivo viajou ao país após receber, na última semana, uma carta de convite do governo israelense. Durante a viagem, está prevista agenda oficial com o presidente do país, Isaac Herzig, e também com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Ainda de acordo com Caiado, a programação inclui reuniões de negócios visando estreitar os laços comerciais com o Estado de Goiás. “Haverá visitas a empresas que podem proporcionar experiências enriquecedoras para promover o diálogo e a colaboração entre as nossas regiões sobre tecnologia, economia de Israel, segurança pública e recursos hídricos”, disse. A previsão é que o governador goiano retorne ao país no fim da semana.
Daniel Vilela assume o Governo de Goiás
Com a viagem do governador Ronaldo Caiado (UB-GO) a Israel, o vice Daniel Vilela (MDB) assume o comando do Governo de Goiás pela 6ª vez neste segundo mandato da gestão caiadista, que tem pouco mais de um ano.
Desde o início do 2º mandato da atual gestão, em 2023, Daniel Vilela tem ganhado espaço de protagonismo como vice do governador Ronaldo Caiado. Isso porque, no ano passado, o chefe do Executivo goiano priorizou agendas internacionais, dando a oportunidade de Daniel conduzir as ações no Estado, além de projetos comandados diretamente por Vilela, como a reestruturação do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Além disso, há a previsão de que o emedebista concorra às eleições como governador do Estado em 2026, enquanto Caiado deve buscar a presidência da República.
Visita de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com agenda prevista em Goiás. Há a expectativa de que o petista visite a cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, na próxima sexta-feira (22/3). Na data, há a possibilidade de Daniel Vilela ainda estar como governador em exercício.
Lula é a principal oposição do governador Ronaldo Caiado, que tem buscado se aproximar do ex-presidente Jair Bolsonaro já de olho em 2026. Daniel Vilela, no entanto, permanece neutro.