Anápolis inicia o cadastro de idosos com 70 anos a 74 anos no Zap da Vacina a partir de segunda (8). Os que se enquadram na regra podem se cadastrar pelo site http://www.anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura/. Este funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. As vacinas, contudo, ainda não estão disponíveis e serão administradas quando chegarem mais doses.
“Esse cadastro vai permitir uma melhor operacionalização. Os idosos de 70 a 74 anos serão avisados quando chegarem mais vacinas para se dirigirem a um dos pontos fixos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia.
Aqueles com 75 anos o u mais que já se cadastraram devem ir a um dos pontos fixos para receber a primeira e segunda dose. São eles: unidades de saúde do JK, Anexo Itamaraty e Conjunto Filostro Machado; Banco de Leite; CMTT; Ginásio Internacional Newton de Faria; e Ginásio da UniEvangélica. A vacinação acontece das 8h às 16h.
Segundo Mirlene, os idosos que já receberam a primeira dose em casa e não são acamados devem comparecerem até um dos locais de vacinação para receber a segunda, com base na data que está no cartão de vacinas. “É importante que este grupo procure para não perder o prazo da dose.”, frisa.
Primeira cidade em Goiás a vacinar
Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde de 18 janeiro, em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.
O uso emergencial de vacinas no País foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 17 de janeiro. Á época, o governador Doria iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.